PLANEJAMENTO

O conceito de planejamento consiste em criar ações antecipadamente programadas com desenvolvimento de estratégias para atingir determinado objetivo. 

O planejamento possibilita que indivíduos e empresas saiam de seus “estados atuais” em direção aos “estados desejados” (objetivos), através de um plano de ação que define estratégias eficientes para o alcance dos resultados esperados. 

A importância do planejamento

A partir do momento em que definimos um objetivo a ser alcançado, é essencial um planejamento pessoal ou profissional que nos permita alcançar efetivamente esse resultado.

O Planejamento tem a ver com a capacidade analítica de ver todos os lados de uma mesma situação e essa análise sistêmica é essencial para a tomada de decisões precisas e para o êxito em suas ações. É a nossa capacidade em avaliar os prós e os contras, as forças e as fraquezas, as ameaças e as oportunidades, ganhos e perdas das decisões que se fizerem necessárias para que se alcance determinado (s) objetivo (os).

Planejar é fazer um cronograma de ações que serão realizadas em curto, médio e longo prazo. Um bom planejamento permite a você e à sua empresa fazer uma boa organização e gestão financeira e ter uma eficiente produtividade funcional.

Como desenvolver um planejamento de sucesso?

É um processo que pode ser dividido em 3 partes:

  • Situação atual: é o ponto em que você se encontra neste momento, considerando os seus recursos atuais para agir;
  • Situação desejada: é o seu objetivo pessoal ou profissional;
  • Como alcançá-lo: através do planejamento e definição de ações que te levarão da situação atual e alcance da situação desejada.

Algumas etapas são importantes:

1. Análise do Cenário

Nessa etapa, deverão ser mapeados os pontos fortes e, principalmente, as limitações e ameaças, sejam elas internas ou externas, para realização do diagnóstico e análise do cenário atual.

2. Definição de Objetivos

Os objetivos devem ser concretos para que ele possa ser mensurável e monitorado. Lembre-se que sem ter um destino a chegar, qualquer caminho serve e você estará à deriva. Para isso, a definição de prazos é fundamental, para que as ações sejam definidas e efetivas.

3. Definição de estratégias

A materialização do planejamento será um “programa de ações”. É um “documento” que contém um detalhamento de cada uma das ações a serem executadas para que os objetivos possam ser alcançados.

Planejar significa analisar, preparar e estruturar as melhores estratégias e condições para a concretização do estado desejado e é indispensável para o alcance de metas e objetivos.

Sem planejamento, a trajetória fica propensa a decisões errôneas ou ações desnecessárias, que podem levar a prejuízos e o resultado esperado pode não ser alcançado.

Pontos importantes do planejamento de ações na vida pessoal/familiar e/ou negócio:

  • Clareza de objetivo
  • Organizar ações
  • Determinar responsáveis
  • Estabelecer prazos para possibilitar mensuração e análise de resultados
  • Monitore e atualize o plano, se necessário.
  • ANOTE TODOS os passos e ações

Planejamento na Pandemia: É possível?

O cenário é de instabilidade e, por isso, muito trabalho. É preciso rever, acelerar e agilizar os processos para minimizar o impacto da crise. O ritmo é outro, mas é possível SIM se (re) planejar, com “foco na solução”.

É preciso se observar alguns pontos:

  • Como a pandemia impacta o meu negócio? 
  • De que forma? Quais os ajustes necessários em meus processos? 
  • Como eu posso me posicionar?
  • É possível acessibilizar o meu serviço de forma digital? Como?
  • Quais as ações necessárias para equilibrar a instabilidade econômica atual? Não apenas os ajustes financeiros, mas quais as transformações estratégicas que o momento exige? Se preciso, como penso em renda extra ou outras formas de monetizar os meus serviços?
  • AÇÃO

E, fundamental, o acompanhamento, controle e planejamento financeiro pessoal e do negócio! Não negligencie a atenção por medo de encarar situações desafiadoras. Olhar de frente e pensar nos próximos passos trarão segurança para o enfrentamento desse momento. Não “ver” não significa que o problema não esteja lá…muito pelo contrário, só deverá agravar uma situação existente.

Planejamento e Produtividade:

O Planejamento impacta também na Produtividade, através de uma organização prévia da sua rotina e análise das suas prioridades, incluindo as ações planejadas ao seu objetivo. Ele contribuirá para o seu equilíbrio emocional, porque te oferecerá previsibilidade dos seus próximos passos, minimizando as inseguranças, medos e estresse, e possibilitando ajustes de rotas, quando necessárias, evitando que venham a ocorrer muitos imprevistos, já que você se antecipou a eles.

Pense em alguns passos:

  • Tenha em mente seu objetivo pessoal e do seu negócio a alcançar. Suas ações diárias precisam ter congruência com seu objetivo maior;
  • Defina períodos de trabalho por categoria;

Por exemplo:
– Preciso fazer ligações para resolver problemas diversos. Escolho um período para me dedicar a essas ligações;
Ou
– Preciso resolver pendências na rua. Defino um trajeto e um período do meu dia e dedico às atividades externas;
Ou,
– Preciso fazer minha organização financeira – defino um período dedicado a olhar para as finanças…

  • Escolho uma ferramenta (App, agenda, planner…você escolhe) para realizar esse planejamento das ações referentes à rotina que está definida;
  • Faça um check list das coisas que você for lembrando para que não ocupem a sua memória correndo o risco de esquecê-las, para que sejam incluídas no planejamento da sua rotina;
  • O planejamento da sua semana precisa ser feito antes dela iniciar para que você não se perca nas atividades por demanda no modo “enxuga gelo” e acabe o seu dia simplesmente exausta e sem se aproximar dos seus resultados esperados.

Dicas importantes:

  1. Você precisa ter clareza dos seus objetivos;
  2. Estabelecido o objetivo, visualize o tempo definido para alcança-lo, e faça o caminho inverso até os dias de hoje.

Exemplo: quero fazer um curso fora do país

Você precisa ter definidos:

  • Qual curso eu quero fazer, onde e quando será;
  • Agora trace uma linha do tempo e vá ao dia do seu embarque;
  • Volte dia a dia pensando na ação imediatamente anterior que eu preciso ter realizado – anote no caderno cada passo dado (do futuro para o presente com datas);
  • Venha até os dias de hoje onde você verá qual deve ser sua 1ª ação.

Nesse método você terá definidas todas as próximas ações e não irá mais ficar pensando que é impossível algo assim. Fracionar o seu objetivo e pensar no próximo passo sempre será mais viável e mais leve!

Realizar essa linha do tempo irá colocar em perspectiva seus objetivos, possibilitando os ajustes necessários dentro do tempo viável para você.

Compartilhe: 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on print

Conheça nossas redes sociais

Faça uma pesquisa: